Em seu aniversário de 64 anos, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) comemora o início de uma nova era para o tratamento oncológico no estado. A partir desta semana, o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) inicia o processo para receber o Acelerador Linear Infinity, de tecnologia única no estado, capaz de reduzir em até 60% o tempo de uma sessão de radioterapia e ampliando em cerca de 30% a quantidade de pacientes atendidos por dia.
Atualmente, o HAJ conta com 3 aceleradores lineares, todos com mais de 20 anos de uso, atendendo uma média de 350 pacientes diariamente (95% SUS). Apesar de ninguém ficar sem assistência, o parque tecnológico desses aparelhos vem exigindo providências urgentes. Diante disso, a atual Diretoria Executiva decidiu priorizar a troca emergencial de um dos modelos, que tem 23 anos de funcionamento, pelo modelo Elekta Infinity, utilizado hoje nos principais centros oncológicos do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.
Nos próximos meses, a equipe de radioterapia passará por treinamentos nacionais e internacionais, aperfeiçoando suas técnicas para trabalhar com a nova geração de softwares de planejamento e gerenciamento de sessões e de doses radioterápicas.
Melhorias para o paciente
As diferenças entre os dois aparelhos são abissais. Além da redução drástica na duração da sessão, o período de tratamento radioterápico de um paciente pode ser reduzido em até 50%, permitindo, por exemplo, que um tumor que seria tratado em 40 dias seja eliminado em 20 dias.
Isso porque, além de ser mais rápido, os feixes de irradiação no Infinity são muito mais precisos. Hoje, ao fazer o planejamento para irradiar uma área no corpo do paciente, o médico deve prever um raio em torno do tumor, em um computador que não se comunica com o aparelho concomitantemente. Com a nova tecnologia, essa visualização é em tempo real, por meio de um controle de dados totalmente automatizado, permitindo que as adequações nos feixes sejam feitas de forma instantânea. Assim, o tratamento fica também mais preciso, seguro e mais rápido porque será possível lançar radiação mais concentrada.
A novidade culmina também com os 20 anos de radiocirurgia no Hospital Araújo Jorge, especialidade que salva milhares de vidas e que agora terá muito mais recursos em procedimentos delicados, como por exemplo, no tratamento de tumores na coluna e nos pulmões. De acordo com o presidente da ACCG, Dr. Cláudio Cabral, o projeto completo é a de todos os três aceleradores lineares em médio prazo. Para tanto, a ACCG já conta com uma emenda parlamentar da bancada federal de Goiás no Congresso destinada a concluir a substituição dos demais equipamentos.
Processo de instalação
Por serem aparelhos que produzem radiação, o espaço ocupado por um acelerador linear não é uma sala comum. O bunker que recebe um aparelho como esse exige um processo de adequação estrutural para proteção radiológica altamente complexo. Sendo assim, para que o acelerador linear Infinity passe a atender os pacientes com segurança serão necessários cerca de 6 meses de reformas.
A partir do dia 27 de janeiro, o aparelho ALX3 começará a ser desmontado, data a partir da qual seus pacientes (cerca de 80 por dia) serão atendidos em horário estendido nos outros equipamentos. O Setor de Radioterapia do HAJ funcionará das 6h às 2h, divididos em três turnos de trabalho que, somados, darão 20h de atendimento ininterrupto.
Tags: HAJ, RADIOTERAPIA